Sobre

No dia 12 de agosto de 2026, Portugal será palco de um eclipse total do Sol. A nível nacional, o eclipse será total apenas numa área restrita do Parque Natural de Montesinho, perto de Bragança, e parcial no resto do país. Este eclipse será visível numa faixa que atravessa o Ártico, Gronelândia, Islândia, Espanha e Portugal.

O último eclipse total do Sol em Portugal aconteceu em 1912 e o próximo será em 2144, tornando o eclipse de 2026 um fenómeno raro e um momento importante para várias gerações.

Um eclipse total do Sol ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados, e a Lua oculta completamente o disco solar por alguns momentos.

Para que todos possam usufruir desta experiência ao máximo e em segurança, estamos a preparar um conjunto de iniciativas que podem ser vividas por todos ao longo do ano de 2026.

O QUE VAI ACONTECER?

Ao longo do ano de 2026 irão acontecer várias ações a nível nacional de sensibilização para a importância de observar o eclipse em segurança, e partilha sobre a ciência dos eclipses. Estas atividades são apoiadas pela comunidade de astrónomos amadores e profissionais e vários especialistas de outras áreas científicas.

Conheçam as entidades organizadoras das iniciativas do eclipse em Portugal.

Organização

Agência Espacial PortuguesaAssociação Portuguesa de Astrónomos AmadoresCâmara Municipal de BragançaCentro Ciência Viva de BragançaCiência VivaEuropean Space AgencyESERO PortugalFaculdade de Ciências da Universidade de LisboaInstituto de Astrofísica e Ciências do EspaçoPlanetário - Casa de Ciência de BragaPlanetário do Porto - Centro Ciência VivaPavilhão do Conhecimento - Centro Ciência VivaSociedade Portuguesa de Astronomia