Sobre
No dia 12 de agosto de 2026, Portugal será palco de um eclipse total do Sol. A nível nacional, o eclipse será total apenas numa área restrita do Parque Natural de Montesinho, perto de Bragança, e parcial no resto do país. Este eclipse será visível numa faixa que atravessa o Ártico, Gronelândia, Islândia, Espanha e Portugal.
O último eclipse total do Sol em Portugal aconteceu em 1912 e o próximo será em 2144, tornando o eclipse de 2026 um fenómeno raro e um momento importante para várias gerações.
Um eclipse total do Sol ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados, e a Lua oculta completamente o disco solar por alguns momentos.
Para que todos possam usufruir desta experiência ao máximo e em segurança, estamos a preparar um conjunto de iniciativas que podem ser vividas por todos ao longo do ano de 2026.
O QUE VAI ACONTECER?
Ao longo do ano de 2026 irão acontecer várias ações a nível nacional de sensibilização para a importância de observar o eclipse em segurança, e partilha sobre a ciência dos eclipses. Estas atividades são apoiadas pela comunidade de astrónomos amadores e profissionais e vários especialistas de outras áreas científicas.
Conheçam as entidades organizadoras das iniciativas do eclipse em Portugal.












